fC (1)

Recentes

Acadêmicos produzem derivados do leite em aula prática do curso de Agronomia

Quando se fala em áreas de atuação do engenheiro agrônomo, geralmente, associamos ao trabalho vinculado à agropecuária, gerenciando o plantio e cultivo de sementes. Mas, diferentemente disso, o agrônomo tem um leque grande para atuar, uma delas está relacionada aos alimentos, sendo responsável pelo preparo, armazenamento, processamento, embalagem, distribuição, conservação, controle da qualidade e higiene de produtos de origem animal e vegetal. Este viés é abordado na disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Animal (TPOA), que estuda os métodos e tecnologias aplicadas no processo de produção de alimentos de origem animal.

Na última sexta-feira, 16, a professora Daniela Buzatti Cassanego, que ministra a disciplina para os acadêmicos do 7º semestre de Agronomia, realizou uma aula prática na Cozinha Experimental. A aula tratou sobre os derivados do leite, com a produção de queijo, iogurte, manteiga e também proporcionou aos alunos observar a diferença na produção de doces de leite.

A disciplina trata, principalmente, de abrir os horizontes em relação às áreas de atuação do engenheiro agrônomo, abordando a possibilidade de trabalhar em indústrias alimentícias como responsável técnico. Ao longo do semestre os acadêmicos puderam aprender sobre a produção de leite e seus derivados, mel, ovos, carnes e produtos cárneos, e a aula prática na Cozinha Experimental serviu para complementar a teoria.

A professora Daniela, formada em Agronomia, também é Mestra e Doutora em Alimentos, frisou aos alunos sobre a oportunidade de trabalhar neste ramo, que abrange a agronomia, ?é uma área que poucas pessoas, poucos agrônomos, não sabem que podem atuar por falta de conhecimento. Eu sou agrônoma e sempre gostei de atuar nesta área, e vejo como é importante esta disciplina para o curso, pois é uma boa área de atuação?, salientou.

Pular para o conteúdo