Recentes

Semana acadêmica do Direito da FASA aborda Desafios Sociais para Direitos Intergeracionais

A II Semana Acadêmica de Direito, realizada de 11 a 13 de setembro, trouxe importantes reflexões para os discentes.

No primeiro dia, o Defensor Público Dr. Andrey Melo falou sobre os Desafios da Defesa no Tribunal do Júri, trazendo para os acadêmicos aspectos teóricos sobre o julgamento dos crimes dolosos contra a vida, princípios basilares da plenitude de defesa, sigilo das votações e a soberania dos veredictos, além da experiência e atuação em centenas de sessões plenárias de júri no Estado do Rio Grande do Sul.

No segundo dia, doutoranda e professora Lucimary Leiria Fraga fez considerações dos lugares de exclusão e emancipação trans, bem como a afirmação dos direitos à diferença, destacando perspectivas além das narrativas e vivências tradicionais dos Direitos Humanos.

Encerrando o Evento, a Delegada de Polícia, Dra. Elaine Maria da Silva, titular da Delegacia da Mulher de Santo Ângelo, falou sobre sua experiência no enfrentamento à violência doméstica e familiar a partir da Lei Maria da Penha e a necessidade de realizar uma abordagem essencialmente interdisciplinar para modificar a realidade social atual e os números de casos de agressões contra mulheres, com ênfase no Município de Santo Ângelo

Para o coordenador do Curso, professor Marsal Cordeiro, a semana acadêmica ofereceu aos alunos a possibilidade de compreender melhor o rito processual do Tribunal do Júri e a necessidade de construir uma sociedade efetivamente plural e ressignificada pautada no respeito às diferenças. Esse momento enriquecedor permitiu aos alunos conhecerem diferentes perspectivas sobre o direito fora da sala de aula, contribuindo para a formação de novos profissionais na área e aprimorando sua capacidade de interação com os alunos, além de fornecer uma visão global da parte prática do campo jurídico.

Pular para o conteúdo