Página Inicial

/

Alternância

Conheça a modalidade da alternância. Se você está interessado em cursar Agronomia ou Medicina Veterinária, a FASA não só oferece esses cursos, como também lhe dá a oportunidade de fazê-los de forma diferenciada, por meio da pedagogia da alternância.

O que significa Pedagogia da Alternância?

Criada em 1935 por camponeses da França, a Pedagogia da Alternância surgiu com o intuito de permitir que os filhos dos camponeses pudessem estudar sem deixar de contribuir com a família no campo. Eles poderiam passar um período na escola e outro em casa. Além de continuar auxiliando nos trabalhos no campo, contribuindo com a Sucessão Familiar, ou inserir-se mais rapidamente no mercado de trabalho, essa metodologia da Alternância permite um equilíbrio entre teoria e prática desde o primeiro semestre do curso.

Na FASA, a Pedagogia da Alternância oferece uma metodologia diferenciada aos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária e possibilita ao estudante conciliar sua formação acadêmica com o trabalho urbano ou rural. Pedagogia porque ocorre a troca de saberes e aprendizagem entre os estudantes e seus formadores; Alternância porque a oferta da carga horária alterna entre períodos de imersão e experiências de vida.

 

E os turnos? Como se alternam?

Tanto na Agronomia quanto na Medicina Veterinária, você pode optar por diferentes turnos de estudos 100% presenciais em conjunto com as atividades práticas no campo ou nos laboratórios de aprendizagem.

Na pedagogia da alternância, as aulas acontecem de segunda a sábado em período integral, exceto às quartas e sábados, quando as aulas são pela manhã e à tarde. Nesta semana, suas aulas estarão concentradas de modo que a carga horária de cada disciplina será cumprida. Ao término dessa semana, você passará as próximas três em sua casa, onde poderá colocar em prática seu aprendizado, principalmente se você possui propriedade rural ou atua em algum setor do ramo (Agronomia ou Medicina Veterinária).

Então, mais uma vez, você retorna para a faculdade para mais uma semana de imersão. E, sucessivamente, até o final do curso, você vai alternar sua presença na faculdade e no seu ambiente de trabalho.

Você ficará hospedado no Hotel Escola da FASA e poderá realizar suas refeições no Restaurante Escola.

 

Por que a pedagogia da alternância tem essa metodologia?

Na semana de imersão, a disciplina está concentrada para que sua carga horária seja cumprida de imediato. Por exemplo, na primeira semana, as aulas de solos ou anatomia animal, de acordo com o curso escolhido, serão o foco. Dessa forma, a cada semana de imersão, há uma disciplina diferente no seu currículo e a oportunidade de trabalhar teoria e prática ao mesmo tempo.

 

Com que objetivos essa metodologia funciona?

– Garantir que o estudante não tenha que abandonar sua propriedade ou trabalho para estudar.
– Facilitar a locomoção de estudantes que moram em outros municípios e sua estadia na própria faculdade, com custos mais acessíveis.
– Permitir que, ao término de cada semana de imersão, o aluno tenha concluído o conteúdo e a prática de cada disciplina, necessários ao seu currículo.
– Permitir que o estudante coloque em prática na sua propriedade ou trabalho o conhecimento construído durante a semana de imersão.
– Permitir que o estudante, ao retornar, dê feedback sobre suas experiências e sugestões de direcionamento às suas necessidades.
– Permitir que a entrega do estudante aos estudos durante a semana de imersão seja completa.
– Permitir a troca de experiências entre os colegas, uma vez que são oriundos de diferentes realidades.
– Favorecer o trabalho em equipe colaborativo.

 

E como você será avaliado?

Desde sua entrada na FASA, suas atitudes, engajamento e participação nas atividades teórico-práticas são observados pelos seus formadores em um modelo processual de avaliação. A preocupação é com sua formação e seu aprendizado.
Algumas ferramentas também contribuem para o desenvolvimento de seus conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções. O Projeto Teórico-Prático, a interdisciplinaridade, leituras, resolução de problemas reais e o enfrentamento de desafios o tornarão capaz de desenvolver sua postura investigativa, sua análise crítico-reflexiva, sua curiosidade e criatividade, pois são algumas das ferramentas avaliativas que auxiliarão no seu processo de construção do conhecimento.

A FASA oferece Bolsa de 50% de desconto para os alunos que ingressarem em 2024.

Pular para o conteúdo